O IJF lança edição número 2 da publicação “Justiça Fiscal em Revista”
“Justiça Fiscal em Revista”, em sua primeira edição, tratou do Imposto de Renda Pessoa Física, sua história e aplicação ao longo do tempo, no Brasil e no exterior, bem como de sua capacidade de reduzir as desigualdades de renda e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.
Nesta segunda edição, o tema abordado foi a desestruturação do Estado de Bem-Estar preconizado na Constituição Federal de 1988, a partir, especialmente, das reformas em curso no País, que estão terminando com direitos duramente conquistados.
Tendo como base as apresentações e debates do seminário realizado em Porto Alegre/RS nos dias 15 e 16 de agosto de 2019, “As Reformas DESestruturantes do Estado de Bem-Estar Social”, promovido pelo IJF, em parceria com Anfip e Fenafisco, a revista analisa as reformas e suas consequências, colocando em pauta uma perspectiva alternativa ao desmonte do Estado.
Como aponta o editorial, “No mundo globalizado e convulsionado por conta da pandemia do coronavírus, restou absolutamente comprovado que a saúde não pode depender da boa vontade dos mercados e da iniciativa privada. Fortalecer o Estado Social e prover os recursos para o financiamento da saúde e das políticas econômicas necessárias para o combate à crise, e não os cortes e as reformas preconizados pelo governo, são as alternativas que faz jus o povo brasileiro. Mais investimentos em bens comuns, no coletivo. Menos congelamento de gastos. Uma tributação mais justa, mais solidária. Um Estado regulador, que investe e é eficiente, redutor de desigualdades, não é um Estado reduzido. Vamos fazer valer o que está na CF/1988. “
A jornalista responsável é Katia Marko, também editora do jornal Brasil de Fato RS.
No momento, a divulgação da revista ocorre em meio digital. Oportunamente, disponibilizaremos versão impressa.
Clique aqui para acessar JUSTIÇA FISCAL EM REVISTA.
O conteúdo da publicação também pode ser acessado individualmente:
A INjustiça Fiscal do Desmonte do Estado de Bem-estar social, Dão Real Pereira dos Santos e Marcelo Ramos Oliveira
Artigos do Seminário “As Reformas DESestruturantes do Estado de Bem-Estar Social”:
As Reformas DESestruturantes na Saúde, por Circe Jandrey
As Reformas DESestruturantes na Educação, por Beatriz Luce
As Reformas DESestruturantes no Trabalho, por Rogério Viola Coelho
As Reformas DESestruturantes na Previdência, por Marcelo Lettieri
As Reformas DESestruturantes na Tributação, por Paulo Gil Introíni