Entrevista com os autores do estudo Estrutura tributária brasileira e seus reflexos na desigualdade de gênero

  • Post category:Vídeos

Divulgando o recente estudo sobre tributação e gênero no Brasil, apresentamos uma entrevista com os autores do estudo Estrutura tributária brasileira e seus reflexos na desigualdade de gênero, coordenado pelo IJF.

Nesta conversa com Róber Iturriet Ávila e Cristina Pereira Vieceli, dois dos autores do artigo, procuramos saber como um estudo sobre tributação e gênero pode contribuir para melhorar o sistema tributário em geral e, especificamente, em relação às mulheres. Também conversamos sobre as possibilidades de inserir uma abordagem de gênero neste contexto de pandemia e grave crise econômica.

Por fim, falamos brevemente sobre as janelas de oportunidade que teremos com essa crise. Está cada vez mais clara a percepção de que a tributação deve ser usada para reduzir as desigualdades e que o neoliberalismo e políticas de austeridade foram ineficientes para melhorar as condições de vida não só das mulheres, mas de todas as pessoas. O que podemos ter a partir de agora? Tributar os ricos vai continuar sendo tabu? Confira!

Assista a entrevista aqui 🔽