IJF apresenta novo estudo sobre tributação e gênero no País

O IJF tem por objetivo contribuir para a diminuição das desigualdades e das injustiças fiscais e tributárias, portanto, é fundamental que possa investigar a desigualdade de gênero na tributação.

Recente pesquisa coordenada pelo IJF resultou no artigo “Estrutura tributária brasileira e seus reflexos na desigualdade de gênero”e  foi desenvolvida por Róber Iturriet Ávila, doutor em economia e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cristina Pereira Vieceli, Doutoranda em economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e técnica doDepartamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)e João Batista Santos Conceição, graduando em Ciências Econômicas da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS).

Neste artigo, os autores concluíram que a estrutura tributária brasileira reforça as desigualdades de gênero no país. As mulheres contribuintes pagam maiores alíquotas de impostos sobre renda. No caso dos impostos indiretos, a incidência tributária por sexo é semelhante, o que reforça a importância da manutenção da isenção de impostos sobre a cesta básica.

Confira a íntegra do artigo clicando aqui.