Diante da realidade que se apresenta no ano de 2020, em que se recomenda o isolamento social como medida de prevenção da propagação da COVID-19, a 8ª edição do Curso de Extensão em Educação Fiscal e Cidadania será realizada na modalidade não presencial. Assim, por meio das plataformas tecnológicas, serão ofertadas atividades síncronas e assíncronas, com encontros quinzenais para esclarecimento de dúvidas. O Curso está estruturado na palestra de lançamento e em 10 aulas, sendo que cada aula é composta por atividades obrigatórias, complementares e de avaliação.
Inicialmente previsto para 200 inscrições, o curso atingiu a marca de 600 alunos e será inédito nesse formato. O objetivo é propor a construção de um espaço democrático para intercambiar, analisar e debater dados, informações, falácias, disposições legais e conflitos jurídicos sobre Estado e cidadania, tributação, gasto público, orçamento, transparência e controle social. Como nas edições anteriores, temas atuais de grande impacto na vida dos cidadãos serão incluídos na programação e, nesta vez, serão analisados os projetos de reforma tributária.
O Curso foi concebido e desenvolvido por intermédio de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) e o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Alfândega de Porto Alegre da Superintendência da 10ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, a Subsecretaria da Receita Estadual do Governo do Estado, o Programa Municipal de Educação Fiscal da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o Instituto Justiça Fiscal (IJF).
Maiores informações podem ser obtidas aqui.