Realizada palestra de abertura da sétima Edição do Curso de Educação Fiscal e Cidadania, no dia 02/04/2019, na Faculdade de Economia da UFRGS

  • Post category:Notícias

Analisar e discutir o sistema fiscal brasileiro, disseminando conteúdos e incentivando participação cidadã, esta é a proposta do curso de Educação Fiscal e Cidadania, que, iniciado no dia 02/04, está em sua sétima edição.
Promovido pela Receita Federal (Superintendência Regional/Alfândega de Porto Alegre), Receita Estadual, Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov), Faculdade de Economia da UFRGS e Instituto Justiça Fiscal (IJF), será realizado aos sábados, no auditório da Faculdade de Economia, mesmo local da palestra  de abertura proferida pelo professor da Unisinos, Dr. Marciano Buffon, especialista em temas tributários.
Durante o curso, os alunos terão contato com os seguintes tópicos: Estado, Sociedade e Noções Gerais sobre Tributação; Mecanismos de Evasão Fiscal; Tributação sobre o Patrimônio, Consumo e Renda; Gasto Público e Orçamento; Transparência e Controle Social, além de uma parte prática, com Desenvolvimento de Projetos. A inscrição é gratuita e será concedido certificado ao aluno que comparecer a, no mínimo, 75% das aulas presenciais e apresentar um projeto sobre Educação Fiscal.
Na apresentação do professor Buffon, ocorrida nesta última terça-feira no auditório completamente lotado, ficou evidente a necessidade de reformular profundamente o sistema tributário brasileiro, vez que a desigualdade, impulsionada fortemente pela tributação, traz serias consequências aos brasileiros e brasileiras, especialmente os mais vulneráveis. A questão climática também não passou ao largo. Segundo o professor, é preciso encontrar maneiras de taxar empresas que causam danos ao meio ambiente, formas de tentar conter o aquecimento global e suas trágicas consequências.
A palestra, intitulada “Tributação, desigualdade e mudanças climáticas: como evitar o colapso capitalista, pode ser conferida no link abaixo:
https://youtu.be/WkE4NTcJBA8