Encerrada a sexta edição do Curso de Educação Fiscal e Cidadania na Lomba do Pinheiro

  • Post category:Notícias

A sexta edição do Curso de Educação Fiscal e Cidadania, atividade na qual o IJF esteve presente em todas as edições anteriores, foi encerrada no último dia 29/06. Realizado nas dependências do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), no bairro Lomba do Pinheiro, desta vez, o curso foi direcionado a educadores do CPCA e de outras instituições, tendo contado, também, com participação de alguns alunos dos projetos desenvolvidos pelos educadores.
Abordando temas como carga tributária, modelo de Estado, ônus tributário, impostos sobre renda, consumo e patrimônio, orçamento, gasto público e controle social, o curso ainda contou com aula sobre elaboração de projetos, resultando, ao final do curso, na apresentação de alguns projetos relevantes para a comunidade e para o exercício da cidadania.
No encerramento, alguns alunos deram depoimentos, fazendo uma avaliação dos pontos positivos e do que seria recomendável modificar, demonstrando satisfação com o curso e interesse em dar seguimento a outras atividades relacionadas ao mesmo.
Como nas outras edições, o curso contou com a participação de representantes do Instituto Justiça Fiscal (IJF), da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov), do Programa Municipal de Educação Fiscal de Porto Alegre (Pmefpa) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE).