Curso de extensão em Educação Fiscal capacita 600 estudantes de 19 estados brasileiros

  • Post category:Notícias

A 9ª edição do curso de extensão gratuito em Educação Fiscal e Cidadania conta com 600 alunos de diversas localidades do Brasil. Há estudantes de estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul (perfil completo aqui). Este é o segundo ano em que a capacitação é realizada inteiramente online. Ao todo, o curso já formou cerca de 700 pessoas de todo o país.

A abertura das atividades da edição de 2021 aconteceu no dia 16 de junho, com a palestra Enfrentar a desigualdade no Brasil é possível, ministrada por Pedro Rossi, professor da Unicamp, e Gabriela Telles, conselheira fiscal de Novo Hamburgo. Durante o evento, Rossi disponibilizou para download gratuito a obra Economia pós-pandemia, de sua autoria.

Gabriela Telles tratou sobre ideologias desigualitárias e educação – Foto: captura de tela/Zoom

Rosa Chieza, docente da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, é uma das coordenadoras da ação. Rosa afirma que a realização do curso só é possível graças ao comprometimento e ao engajamento dos professores e das entidades parceiras. “Este é um trabalho coletivo das instituições e sonhamos com uma vida longa para esta parceria”, explica.

Dão Real Pereira dos Santos, auditor da Receita Federal e vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal, destacou que o curso mantém uma tradição de dialogar com a realidade brasileira. “Cada edição é diferente da outra, sempre trazemos temáticas atualizadas para reflexão e debate em aula”, ressalta.

A palestra de abertura foi gravada e está disponível no canal do Instituto Justiça Fiscal no YouTube. As inscrições para o curso estão encerradas. Mais informações sobre a extensão em Educação Fiscal e Cidadania podem ser obtidas com a professora Rosa, pelo e-mail rosa.chieza@ufrgs.br.

Foto: pedrorossi.org