Saiba as respostas para as perguntas mais frequentes sobre os Paradise Papers

  • Post category:Notícias

Dados sobre as offshores serão liberados até dezembro

Por que o ICIJ não publica todos os arquivos do Paradise Papers?
O ICIJ é uma  organização de jornalismo investigativo e, como tal, noticia acontecimentos que interessam ao público. Os Paradise Papers expõem falhas e fraquezas significativas da indústria offshore. Essas notícias e outras que estão sendo apuradas são de interesse público por trazerem responsabilidade ética para a indústria offshore, seus usuários e funcionários.
Outras partes dos dados são de natureza privada e não têm interesse público.
O ICIJ não publicará dados pessoais em massa, no entanto continuará a apurar conteúdos completos com os demais  veículos parceiros.
O ICIJ publicará o banco de dados de pessoas e empresas?
No período de novembro a dezembro, o ICIJ liberará os nomes de dezenas de milhares entidades offshore incorporadas pela Appleby e pela Asiaciti, companhias registradas e pessoas conectadas com essas entidades (beneficiários, financiadores e diretores).
Os nomes –ligados a 180 países– serão adicionados ao banco de dados dos vazamentos offshore (publicado em 2013), que já contém mais de 340.000 companhias. O ICIJ obteve essas informações em vazamentos anteriores.
Inscreva-se no mailing do ICIJ para saber primeiro sobre atualizações nos bancos de dados.
O ICIJ compartilhará documentos do Paradise Papers com governos?
É uma política do ICIJ não entregar este tipo de material.
O ICIJ não é 1 instrumento de aplicação da lei e não é 1 agente do governo. É umaorganização de reportagens independente que serve a nossos membros, à comunidade global de jornalismo investigativo e ao público.
Posso assumir que todos os que aparecem no Paradise Papers estão envolvidos em sonegação ou evasão de impostos?
Não. Há razões legítimas para se criar uma companhia em jurisdição offshore. Muitas pessoas as declaram para as autoridades fiscais quando necessário.
Como eu posso me juntar à investigação?
O ICIJ saúda a oportunidade de crescer nossas colaborações com os veículos parceiros, especialmente de países onde os Paradise Papers ainda não foram explorados.
Não são dados fáceis de se entender. Foi necessário 1 grande comprometimento de todos os nossos parceiros atuais para achar histórias de interesse público importante. O ICIJ oferece treinamento a parceiros para garantir que todos entendam as complexidades das informações sobre as quais estão trabalhando.
Se você é 1 jornalista e quer ser 1 parceiro, envie 1 e-mail ao ICIJ.
Como o ICIJ escolhe seus parceiros?
O ICIJ é uma rede independente de mais de 200 jornalistas investigativos em mais de 65 países que trabalham juntos em questões de importância global. Em alguns casos, o consórcio vai até os membros com ideias para 1 projeto e, em outros, são os integrantes que vão até o ICIJ com suas ideias ou dados.
Para a investigação do Paradise Papers, os membros do ICIJ Bastian Obermayer e Frederik Obermaier, do jornal alemão Süddeutsche Zeitung compartilharam os arquivos que haviam obtido para que o consórcio pudesse organizar a investigação global.
O ICIJ trabalha constantemente com jornalistas e veículos que não são parte de sua rede, como por exemplo, países onde o grupo ainda não trabalhou.
O que nós buscamos em nossos parceiros?

  • Jornalistas com histórico comprovado de participação em reportagens investigativas;
  • organizações de mídia que apoiam investigações “lentas” e aprofundadas;
  • jornalistas que gostam de trabalhar em equipe e estão dispostos a compartilhar o seu trabalho com outros colegas ao redor do mundo;
  • pessoas legais em geral (a vida é curta!).

Como entro em contato com o ICIJ se eu quiser compartilhar uma dica ou documentos?
Existem diversas maneiras de contactar o ICIJ, dependendo da natureza da mensagem ou do material que você gostaria de compartilhar.
ICIJ também usa critografia PGP: sua chave pública pode ser encontrada na MIT PGP Public Key Server (fingerprint: 986A 572D 3B95 BD42 331E 839A B532 F18C 2A17 696B); o e-mail é contact@icij.org.
Você também pode ver todas as maneiras de enviar arquivos anonimamente para o ICIJ na página “vaze para nós”.
Quem financia o ICIJ?
O ICIJ é uma organização sem fins lucrativos. Depende de fundações filantrópicas e de apoio financeiro do público. Diferentemente de outras organizações sem fins lucrativos, não aceita financiamento governamental. Sem o apoio dos leitores, não poderia existir.
Financiadores recentes do ICIJ: Adessium Foundation, Open Society Foundations, The Sigrid Rausing Trust, The Ford Foundation, Fritt Ord Foundation e o Pulitzer Center on Crisis Reporting. Também recebe apoio da entidade filantrópica australiana Graeme Wood.
O ICIJ recebe de bom grado doações individuais em apoio ao seu trabalho.
Leia aqui o texto original em inglês.


Disponível em https://www.poder360.com.br/paradise-papers/saiba-as-respostas-para-as-perguntas-mais-frequentes-sobre-os-paradise-papers/