Projeto de extensão em Educação Fiscal e Cidadania já tem 32 interessados

  • Post category:Notícias

Durante a reunião realizada no dia 06 de julho, quando foi tratado o conteúdo a ser ministrado no curso de extensão, o estudante Francisco Carvalho informou que já tem uma lista com 32 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) interessados em fazer o curso de extensão em Educação Fiscal e Cidadania. São alunos do curso de Economia, Administração, Relações Internacionais, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Ciências Sociais e Políticas Públicas.

O projeto, uma parceria entre a Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Receita Federal (Superintendência na 10ª RF e Inspetoria de Porto Alegre), Secretaria da Fazenda do Estado do RS e Secretaria da Fazenda do Município de Porto Alegre, juntamente com o Instituto Justiça Fiscal, tem início previsto para o dia 22 de agosto. Serão cinco sábados em que os participantes terão conhecimentos sobre a estrutura do Estado brasileiro, Sistema Tributário Nacional, estrutura dos gastos públicos e controle social.
Os estudantes Ronaldo de Souza Schaeffer, do curso de Ciências Sociais, e Nair Prietos Benites, do curso de Políticas Públicas, da UFRGS, participaram dessa última reunião, juntamente com os demais responsáveis pela condução do curso. Ronaldo, liderança comunitária na Lomba do Pinheiro, havia assistido a uma palestra sobre Educação Fiscal realizada no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) e demonstrado interesse em participar do curso. Considerando sua larga experiência em ministrar cursos nas comunidades, foi convidado a fazer parte da elaboração do projeto, sendo um elo importante entre meio acadêmico/teórico e a prática social.
Nair, por sua vez, participou da reunião a convite da professora da Faculdade de Economia, Rosa Chieza. Professora municipal aposentada desde 2013, interessou-se pelo curso por haver percebido a necessidade de levar o tema aos participantes da elaboração das políticas públicas municipais. “Trabalhei junto aos Conselhos Municipais e Conselho do Orçamento Participativo e ficou evidente que compreender o sistema fiscal é indispensável na gestão das políticas públicas e na fiscalização dos gastos”.
Segundo Loiva Bossle, representante de educação Fiscal da IRF/POA, “a presença dos dois novos participantes foi mesmo muito boa, pois um dos objetivos principais do curso é fazer com que a comunidade se aproprie do tema fiscal”. Além disso, para ela, “saber que já temos 32 interessados a preencherem 40 vagas do curso de extensão, mesmo antes de ser lançado, é muito bom e nos anima a seguir em frente”.