Pense Positivo e comunique-se de forma positiva. A experiência finlandesa de melhorar o cumprimento espontâneo da obrigação tributária pela Comunicação Post publicado:20 de novembro de 2013 Categoria do post:Artigos 15/11/13 00:26 Por Harriet Mallenius e Tiina Karbin, especialistas em comunicação da administração tributária finlandesa A cooperação internacional em matéria de tributação é essencial. Na Finlândia, 97 por cento consideram a cobrança de impostos importante a fim de financiar o Estado de bem-estar finlandês, de acordo com a mais recente pesquisa de satisfação do contribuinte. A questão do cumprimento espontâneo da obrigação tributária é evidente e queremos compartilhar algumas experiências e pensamentos sobre como o incentivo positivo na comunicação pode ser produtivo . A taxa de cumprimento voluntário na Finlândia é alta, mas ainda temos alguns desafios a enfrentar. Temos que fazer com que o sistema fiscal complexo pareça fácil, de modo que seja fácil para os contribuintes cumprirem suas obrigações . Educação e comunicação são as ferramentas de que precisamos. Educação no estágio inicial é crucial. Jovens como contribuintes são um grupo difícil de atingir porque eles têm menos conhecimento sobre impostos e menos interesse no assunto . Na Finlândia, temos que colocar ênfase na educação dos jovens . Queremos atingir os jovens no fórum certo e buscar novas formas de alcançá-los . No último par de anos, fizemos campanha nas escolas contra a economia subterrânea, juntamente com os policiais e agentes aduaneiros finlandeses. Através das visitas às escolas educamos os jovens sobre tributação. Também incentivamos os jovens a fazer campanhas sobre impostos uns para os outros de modo que os envolvemos na construção de nossas campanhas de educação . Chegamos a milhares de estudantes e, no futuro, queremos ser mais sistemáticos com as nossas campanhas de educação . Nosso objetivo também é aumentar o número de pessoas que usam e-serviços . Pesquisamos os usuários por faixa etária e seguimos cuidadosamente o grupo alvo de menos de 25 anos de idade . Até agora está tudo bem, o crescimento tem sido constante e contínua. A experiência finlandesa é que, destacando os aspectos positivos e comunicando de forma positiva podemos mudar atitudes . Não queremos enfatizar as penalidades. Então, ao invés da varinha, oferecemos as cenouras. Na Finlândia, este modelo tem funcionado. As pessoas são cumpridores da lei e a pressão social para pagar impostos é grande. Se cumprir é fácil, os contribuintes têm mais probabilidade de serem cumpridores de suas obrigações. A abertura [à sociedade] é outro fator importante . Por ser transparente, a administração tributária conquista confiança mais facilmente. Uma relação responsável e respeitosa com o contribuinte deve ser o ponto de partida. A comunicação é uma boa ferramenta para isso também. Disponível em http://www.eurosocial-ii.eu/blog-educacion-fiscal/-/blogs/think-positive-and-communicate-positively-the-finnish-experience-improving-compliance-by-communication Você também pode gostar Tem armadilhas no arcabouço 29 de novembro de 2023 Os sonegadores no coração do Estado brasileiro 21 de janeiro de 2024 Ajuste fiscal sem aumento de tributo: fim dos parcelamentos que envolvem apropriação indébita. 8 de fevereiro de 2015 Compartilhe sempre! Compartilhar este conteúdo Abre em uma nova janela Abre em uma nova janela Abre em uma nova janela Abre em uma nova janela
Ajuste fiscal sem aumento de tributo: fim dos parcelamentos que envolvem apropriação indébita. 8 de fevereiro de 2015