Palestra realizada em 30 de agosto abre o II Curso de Extensão em Economia Feminista “Desafios e Perspectivas da Economia Feminista no Contexto Latino-Americano Contemporâneo”, coorganizado pelo IJF

  • Categoria do post:Notícias

No dia 30 de agosto aconteceu a palestra de abertura do curso de extensão em Economia Feminista “Desafios e perspectivas da Economia Feminista no contexto latino-americano contemporâneo”, promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia Feminista (Necofem) da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da American University (AU), da Red Latinoamericana por Justicia Económica y Social (Latindadd) e do Instituto Justiça Fiscal (IJF).

Com o tema “A Economia Feminista como ferramenta para compreender a sociedade contemporânea – Economia Feminista e Economia de Gênero”, o curso teve seu início. Participaram da mesa de abertura a economista feminista e coordenadora de estudos de gênero Veronica Serafini, da Latindadd, Maria de Lurdes Furno da Silva, diretora e professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da FCE/UFRGS, Maria Regina Paiva Duarte, presidenta do IJF e Daniela Kuhn, professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da FCE/UFRGS e coordenadora do Necofem.

Na sequência, a professora Mieke Meurs, da American University, fez sua apresentação, intitulada “Feminist Economics: What Are We Building?” (Economia Feminista: O que estamos construindo?) Meurs, que apresentou a fala central do encontro, sublinhou a importância do papel da economia feminista nos processos de transformação necessários na sociedade, em prol da equidade de gênero e o bem-estar das pessoas e do planeta. Enfatizou quanto as inequidades estruturais entre mulheres e homens caracterizam a economia e a sociedade atual. Destacou a importância do trabalho reprodutivo, que é não pago e realizado em sua grande maioria pelas mulheres, como um processo fundamental para a manutenção da vida, além de estar atrelado com o funcionamento da economia do mercado. Na segunda parte da apresentação, intitulada “Teaching and research in feminist economics: Data sources and impact” (Docência e investigação em economia feminista: Fontes de datos e impacto), a palestrante salientou a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o tema, levando em consideração as particularidades locais e os saberes de outras disciplinas das ciências sociais e humanas.

Entre uma apresentação e outra houve espaço para perguntas e debates. O curso segue na próxima segunda-feira, dia 06/09, com o tema “História dos feminismos e estudos sobre gênero”, que será apresentado por Daniela Dell’Aglio, Mariana Félix de Quadros e Ana Carolina Rodríguez Ibarra.

Para assistir a palestra completa, basta clicar no link:  youtube.com/fceufrgs