O IJF vem expressar seu profundo pesar pelo falecimento da economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos, neste sábado (8).
Conceição foi incansável na defesa da justiça social, colocando seus conhecimentos, garra e determinação na crítica dos modelos econômicos que se desviam do bem comum e estão a serviço sempre dos poderosos. Foi uma mestra extraordinária, com produção extremamente relevante para a ciência social, sempre voltada à educação política, com foco na justiça no amor ao Brasil.
Foi e será sempre uma grande inspiração para o IJF na luta pela Justiça Fiscal, pela tributação dos super-ricos e por uma melhor distribuição de renda.
Inspirados em sua trajetória defendemos os ideais que Conceição sempre enalteceu em sua vida acadêmica e parlamentar: o enxergar o mundo pela visão da economia política, a capacidade de estar sempre ao lado dos desesperançados pela pobreza e o direcionar da ciência social em busca de soluções para o bem-estar geral e não apenas de poucos.
Uma economista com enorme influência sobre o pensamento econômico no país e na América Latina. Que seus ensinamentos continuem iluminando os caminhos para a redução das desigualdades no Brasil.
O IJF expressa sua mais sincera condolência aos familiares e amigos, e lamenta a partida dessa economista que jamais será esquecida pelos que lutam pela justiça.