Manifestação em frente ao Ministério da Fazenda e de Finanças francês

  • Categoria do post:Notícias

A propósito da revelação dos “Panama Papers” com a divulgação de empresas e personalidades que utilizam o paraíso fiscal para sonegarem ou esconderem dinheiro, a ActionAid, com a participação dos ativistas internacionais na Tax Rail Tour, incluindo Marcelo Oliveira, representante do Instituto Justiça Fiscal, fizeram uma manifestação lúdica em frente ao Ministério da Fazenda e de Finanças francês.

A manifestação consistiu de uma representação simbólica acerca da opacidade do globo devido a injustiça fiscal. Feita a constatação da situação, os ativistas locais e internacionais começaram a lavar o globo exigindo maior transparência do sistema financeiro internacional que serve aos interesses da evasão fiscal e a ocultação do produto dos mais variados crimes.

Após a lavagem do globo, os ativistas levaram seus instrumentos à porta do ministério para que este assumisse o trabalho doravante, afinal, está é a obrigação dele!

O Brasil não está imune aos efeitos da opacidade dos paraísos fiscais como se pode ver nas últimas revelações dos “Panama Papers” e da operação Lava-Jato. Observamos que 65% do comércio internacional é realizado de forma “intra-company”, o que significa que as possibilidades de transferência de lucros, e a consequente evasão fiscal, são muito maiores entre essas grandes transnacionais.

O IJF participa da campanha “Que as multinacionais paguem o justo”!

IMG_0835IMG_0837IMG_0844IMG_0910IMG_0920IMG_0970