📚 Baixe a pesquisa: https://bit.ly/3FYVn48
📅 Anota na agenda! Na próxima quinta-feira, dia 30, às 17h, acontece o lançamento da pesquisa “Tributação e desigualdade de gênero e classe no Brasil: uma análise a partir do IRPF 2020 e da POF 2017-2018”, realizada pelo @ijfoficial, em parceria com a #FESBrasil. Vamos conversar sobre isso? 👇🏾
🔎 O principal objetivo da pesquisa é analisar se a política tributária brasileira reforça as desigualdades de gênero. Os principais resultados do estudo afirmam essa hipótese 👇🏾
📊 Em todas as faixas de salário mínimo, a renda masculina é superior à feminina, principalmente nas mais elevadas.
📊 As famílias chefiadas por mulheres despendem maior percentual da renda mensal, comparando com as chefiadas por homens, em despesas voltadas para alimentação, habitação, vestuário, higiene e cuidados pessoais, assistência à saúde – incluindo remédios.
📊 Já as chefiadas por homens superam nas despesas voltadas para transporte, impostos e aumento do ativo, com aquisição de imóveis, e investimentos.
💬 Os autores @cristina.vieceli (@dieese_online) e @roberiturriet (UFRGS), e as debatedoras @deborafreire85 (min.fazenda), @erikakokay (Deputada federal pelo PT-DF), Livi Gerbase (@inescoficial) e Thayana Felix (Fazenda Nacional e @tributosaelas) estarão com a gente para dialogar sobre o tema e sobre possíveis ações de mitigação dessas desigualdades.
🔗 Te esperamos no youtube.com/FESBrasil. Até mais!