A Presidenta do IJF, Fátima Gondim, e o Diretor Técnico, Marcelo Lettieri, participaram do seminário “Vire o Jogo: É hora de justiça Fiscal, desenvolvimento e investimento público”, organizado pela Fetamce – Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará, em Fortaleza/CE, no dia 8 de julho.
Marcelo Lettieri fez uma explanação apresentando conceitos básicos sobre carga tributária, mostrando a necessidade de melhorar a qualidade do sistema tributário nacional, sabidamente regressivo, por concentrar-se muito em tributos indiretos, que incidem sobre o consumo, com pouca ênfase sobre os tributos diretos, incidentes sobre a renda e o patrimônio.
Fátima Gondim apresentou a origem do IJF e seus princípios. Ressaltou a importância de levar esse debate aos diversos segmentos sociais para tornar mais justa a distribuição do ônus tributário. “A maior parte dos setores que mais arcam com o peso do financiamento do Estado Social no Brasil estão à margem do debate e por essa razão tornam a desigualdade tributária mais aguda”. Foi sublinhado também, a necessidade de estabelecer um diálogo com a sociedade em torno de questões que envolvem a justiça fiscal, tais como o Projeto Isonomia que visa extinguir os privilégios tributários das rendas provenientes do capital, incluindo todos os rendimentos obtidos por pessoas físicas – indistintamente se do trabalho ou do capital, em uma só tabela.
A Federação pautou esse debate e daqui para frente buscará aprofundar com seus filiados conhecimentos na área da justiça fiscal. Para isso pretende contar com a colaboração do IJF, dentre outros parceiros para realizar cursos de educação fiscal e assim disseminar o conhecimento pelos servidores públicos do Ceará.