IJF participa da 22ª Conferência Nacional dos Bancários

  • Post category:Notícias

Bancários e bancárias de bancos públicos e privados do país reuniram-se de forma virtual, neste último final de semana, para realização da 22ª Conferência Nacional dos Bancários.

Um dos principais objetivos da Conferência foi o de elaborar minuta de reivindicações da Campanha Nacional, coletadas após amplo debate da categoria. A proposta será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e, a partir daí, começam as negociações para elaborar a nova Convenção Coletiva de Trabalho.

O IJF, representado pelo seu Diretor de Relações Institucionais Dão Real Pereira dos Santos, participou da Mesa 2 – Política Tributária – Como acabar com a fome e a miséria?, juntamente com o deputado Federal Henrique Fontana (PT/RS). Em sua exposição, Dão Real ressaltou os projetos que estão sendo elaborados coletivamente pelo IJF, os Auditores pela Democracia, Anfip, Fenafisco e diversas delegacias sindicais do Sindifisco Nacional, com vistas a ampliar a tributação sobre as altas rendas e grandes riquezas.

Para ele, é preciso erradicar a pobreza e a marginalização como diz a Constituição Federal e para isto, conforme dados do IBGE, seriam necessários R$ 122 bilhões por ano. As oito propostas que estão sendo concluídas têm capacidade de ampliar a arrecadação em mais de R$ 270 bilhões. Enfatizou também o esforço do IJF na disseminação do tema da justiça fiscal junto aos movimentos organizados e sindicatos, pois entende que somente na disputa de narrativas é que será possível garantir a retomada da construção do Estado Social.

O deputado federal Henrique Fontana manifestou total concordância com as propostas apresentadas e, fazendo uma análise sobre a conjuntura nacional, afirmou que a primeira medida necessária para combater a fome é a interrupção deste governo. 

 A Conferência teve transmissão pelo Facebook e canal do Youtube da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). A abertura, na sexta-feira 17/07, contou com as participações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Maranhão Flavio Dino, do ex-prefeito de São Paulo Fernando Hadadd e do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos.

As atividades foram retomadas no sábado 18, quando foram realizadas as mesas de discussão sobre a conjuntura econômica, política e tributária e sistema financeiro.