
O Instituto Justiça Fiscal, juntamente com o Sindifisco Nacional, a Escola Nacional Paulo Freire e a Articulação dos Comitês Populares realizaram, nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2023, um curso nacional de formação de multiplicadores POR UMA REFORMA TRIBUTÁRIA JUSTA E POPULAR.
O evento contou com a participação de 40 lideranças de movimentos sociais de todo o País que discutiram e debateram sobre diversos aspectos da tributação brasileira e do processo de Reforma Tributária.
Além de uma apresentação sobre economia política, a desigualdade social, os efeitos da tributação na desigualdade de gênero e o papel da tributação como instrumento para a implementação do Estado social, foram debatidos os projetos de Reforma Tributária em curso e sobre as expectativas de avanços para um sistema tributário mais progressivo.
O último dia do curso foi dedicado à construção de argumentos para o enfrentamento das narrativas generalizadas contra o Estado e contra a tributação no Brasil, além da identificação das principais pautas tributárias que devem orientar as lutas sociais.
Dentre os pontos levantados, estão a necessidade de tributação dos lucros e dividendos, a implementação do imposto sobre grandes fortunas, a correção da tabela do IRPF com aumento da alíquota máxima, desoneração do Simples, proteção ao financiamento da Seguridade Social, tributação da exportação de commodities e a ampliação da tributação da terra.
As lideranças se comprometeram a promover discussões e formação em suas bases de atuação, bem como participar das atividades de articulação nacional para a implementação de campanha por uma tributação justa e progressiva.









Fotos: Vinícius Braga