Está disponível a sexta edição da Revista Digital Democracia e Direitos Fundamentais, fruto de uma série de debates e atividades promovidas em conjunto com o Brasil de Fato e com o Instituto Justiça Fiscal. Nesta edição, cujo tema escolhido foi “o direito a uma economia justa”, o foco central é apresentar uma interpretação crítica e alternativa em relação à visão tradicional sobre economia difundida pelos intelectuais e porta-vozes do mercado.
“Ao invés de austeridade, ajuste de contas, regressão tributária e reservas para pagamento de juros e serviços da dívida os autores aqui publicados refletem sobre justiça, economia solidária, transparência de dados e informações, emprego e renda universal, progressividade tributária, solidariedade econômica, acesso universal a bens, entre outros conceitos e fundamentos distintos da corrente dominante da economia.”, informa o editorial da publicação.
É preciso inserir novas abordagens no enfrentamento da desigualdade social e da concentração de renda no país e procurar alternativas para promover crescimento e desenvolvimento de um país diferentes das que hoje dominam a academia, organizações e a grande mídia, baseadas em políticas de austeridade e diminuição do Estado. Nesse sentido, o IJF contribuiu com artigos que podem auxiliar nesse percurso.
Nesta edição, colaboraram Dão Real Pereira dos Santos, Fátima Gondim, Márcio Calvet Neves e Maria Regina Paiva Duarte, integrantes do IJF. Outros autores, de diferentes áreas, abrilhantaram esta sexta edição.
De acordo com o editorial da revista, “Mesmo que o DDF tenha surgido para promover debates estruturais, sem ficar refém da conjuntura, esta edição está diretamente relacionada com o contexto atual da pandemia e o consequente aumento das desigualdades. Como pode a miséria crescer ao mesmo tempo que o número de bilionários no Brasil e no mundo aumenta? Como podemos pensar em justiça social se a carga tributária da base da pirâmide é muito maior que daqueles que usufruem de artigos de luxo?”
Confira os autores e todos os conteúdos da revista acessando o link:
https://direitosfundamentais.org.br/