IJF disponibiliza vídeos sobre a história do Imposto de Renda no Brasil

  • Post category:Notícias

Pesquisar a história do Imposto de Renda no Brasil e dedicar-se a divulgar os resultados da pesquisa por meio de textos, artigos e vídeos é uma das alegrias do auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil aposentado e associado ao IJF, Cristóvão Barcelos da Nóbrega.

Há anos dedicando-se ao tema, Cristóvão nos brinda com seu conhecimento e experiência. Autor dos livros “80 anos de imposto de renda no Brasil” e “História do imposto de renda, um enfoque da pessoa física – 1922 a 2013”, prepara outro livro sobre o centenário do imposto de renda no Brasil, a ser lançado no próximo ano.

Cristóvão disponibiliza conteúdos também no Youtube. Os vídeos são feitos de modo voluntário, sem patrocínio ou mesmo apoio institucional, mas com muito conteúdo técnico e histórico. São oito vídeos, disponibilizados em seu canal do Youtube (Cristóvão Barcelos da Nóbrega), que vão desde a criação do imposto de renda no mundo e no Brasil até a apresentação de declaração (DIRPF) e prazos de entrega, trazendo fatos curiosos e contando a história dos fiscais do imposto de renda, da aduana, do consumo, da previdência.

Utilizando trilha sonora com canções brasileiras das primeiras décadas do século XX, o último vídeo aborda prazos e locais de entrega da declaração de IRPF de 1924 a 2021. Mais uma vez, Cristóvão alia contexto histórico ao momento atual, em que a Receita Federal demanda o preenchimento e entrega da DIRPF do ano de 2021. O nono vídeo, sobre a história das deduções e dos abatimentos, deverá ser lançado até junho deste ano.

Uma das referências muito importantes no trabalho do Cristóvão é a da justiça fiscal. Referência feita em todos os seus vídeos, mostrando a importância de uma maior tributação sobre a renda e patrimônio como forma de conferir mais progressividade e justiça na cobrança deste imposto.

Às vésperas de completar 100 anos, o Imposto de Renda no Brasil, criado em 1922, é o que mais potencial para reduzir a desigualdade de renda no país, cobrando mais de quem pode mais e cobrando menos, ou não cobrando, de quem tem menos.

Pelo menos assim deveria ser, mas a realidade nacional, com as desonerações do imposto sobre a distribuição de lucros e dividendos, as deduções muitas vezes injustificadas e a tabela, defasada e com alíquotas para altas rendas abaixo do desejado, comprometem a utilização plena do imposto de renda na distribuição de renda e redução da desigualdade.

O trabalho do Cristóvão resgata fatos, memórias e dados, nos ajudando a compreender melhor nossa realidade. O Instituto Justiça Fiscal apoia sua iniciativa e aproveita o lançamento deste último vídeo para convidar a todos a assistirem a todos os vídeos.

Os vídeos estão disponíveis no canal do autor, já referido, e agora também no canal do IJF.

Aproveitem e desfrutem. Vale a pena.