I Encontro Internacional de Observatórios: Cidades, Governança, Controle Social e Gestão Pública

  • Post category:Notícias

Instituto de Planejamento de Fortaleza – Iplanfor, por meio do Observatório de Fortaleza, enviou carta de agradecimento ao IJF pela participação no evento.

O IJF participou do I Encontro Internacional de Observatórios (Cidades, Governança, Controle Social e Gestão Pública), realizado em novembro de 2018, em Fortaleza/Ce. O evento, organizado pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza, contou com a parceria com o Tribunal de Contas do Ceará.

O objetivo do encontro era conhecer a natureza, as características e as atividades de vários observatórios, por reconhecê-los como instrumentos estratégicos para as democracias contemporâneas. Foi uma oportunidade para compartilhar iniciativas sobre o trabalho dos observatórios nos âmbitos local, nacional e internacional. Participaram, dentre outros, Piedad Patricia Restrepo, do Observatório “Como Vamos” de Medellín e Jailson Silva, fundador do Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro.

Os diversos observatórios, representantes de realidades diferentes, deram grande contribuição para a governança de suas respectivas cidades, na avaliação dos organizadores do evento. Por intermédio destas organizações, a população recebe instrumentos para consolidar sua participação nos rumos das cidades, garantindo memória social capaz de enfrentar a descontinuidade dos governos.

O IJF foi representado por sua presidenta, Fátima Gondim, e apresentou um histórico do instituto, seus objetivos, estudos e campanhas, incluindo o envolvimento de parcerias nacionais e internacionais.

O relato de todos os participantes foi divulgado em janeiro de 2021 se encontra registrado no e-book disponível no O relato de todos os participantes foi divulgado em janeiro de 2021 se encontra registrado no e-book disponível no link: https://observatoriodefortaleza.fortaleza.ce.gov.br/publicacoes

0 e-book pode ser acessado também AQUI.

Para consultar diretamente o e-book do IJF, clique AQUI.