A Associação Nacional Vida e Justiça se reuniu ontem com o relator da CPI da COVID, senador Renan Calheiros, e o senador Humberto Costa, para apresentar o documento de “Contribuições ao Relatório Final da CPI da COVID”.
Nas áreas da Saúde e Seguridade Social, da Memória, Verdade e Justiça, das Pessoas com Deficiências, Doenças Raras e Vítimas Indiretas da Pandemia e da Responsabilização da cadeia de comando da má gestão da Pandemia no país. o documento da Vida e Justiça apresenta contribuições a serem consideradas pela CPI.
Participaram presencialmente a coordenadora de Políticas Públicas e Ação Legislativa, Ana Morais, o coordenador do Conselho Estratégico Social da entidade, deputado federal Pedro Uczai e o coordenador de Finanças, Paulo Garrido.
Da video-conferência, participaram o coordenador executivo Renato Simões, a coordenadora de Saúde, Rosângela Dornelles, o coordenador de Memória, Rogério Gianinni, as coordenadoras de Pessoas Com Deficiências, Doenças Raras e Vítimas Indiretas da Pandemia, Adriana Dias (nacional) e Anna Paula Femminela (Seccional Distrito Federal), o epidemiologista Armando de Negri, e a presidenta do Instituto Justiça Fiscal, Maria Regina Duarte, parceira da Vida e Justiça na elaboração dos projetos de taxação dos super-ricos para o financiamento das políticas públicas em atenção aos direitos das vítimas da COVID19.
Da audiência participaram ainda defensores públicos federal de vários estados, relatando as ações que têm movido pelos direitos das vítimas da COVID, coordenados por Eduardo Kassuga, presidente da ANADEF – Associação Nacional dos Defensores Públicas Federais.
Veja abaixo a íntegra do documento da Vida e Justiça.