Bairro Popular recebe 2ª edição do Curso de Extensão em Educação Fiscal e Cidadania

  • Post category:Notícias

5/5/2016

Abertura aconteceu ontem no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre/RS.

O bairro Lomba do Pinheiro receberá, entre os dias 7 de maio e 2 de julho, a 2ª edição do Curso de Extensão em Educação Fiscal e Cidadania. Direcionado para as lideranças comunitárias, no intuito de difundir o conhecimento sobre assuntos fiscais. O curso teve uma palestra de abertura, realizada nesta quarta-feira, 4 de maio.

A palestra foi proferida pelo doutor em Sociologia, professor da UFRGS e um dos criadores do Orçamento Participativo, Luciano Fedozzi, sobre “Os Efeitos da Democracia Participativa”. Fedozzi é um defensor da participação social nas decisões da gestão pública do País.

O curso de extensão é resultado da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV), a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Estado do RS, o Programa Municipal de Educação Fiscal de Porto Alegre (PMEFPA) e o Instituto Justiça Fiscal (IJF).

Essa edição está integrada ao Curso de Formação de Lideranças Comunitárias da Lomba do Pinheiro, sob coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, com apoio do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), da Rede de Comunidades da Paróquia Santa Clara e do Cemitério Parque Jardim da Paz.

Programação do curso:

  • Dia 7/5/2016 – sábado – 14h às 18h – Estado e Tributação.

Professores: Dão Real Pereira dos Santos, auditor-fiscal da Receita Federal, e Maria Regina Paiva Duarte, auditora-fiscal da Receita Federal.

  • Dia 12/5/2016 – quinta-feira – 19h às 23h – Desenvolvimento de Projetos.

Professora: Tânia Santos Coelho de Souza, técnica da Fazenda Estadual.

  • Dia 21/5/2016 – sábado – 14h às 18h – Tributação sobre Consumo e Renda.

Tributação sobre o Consumo – 14h às 16h.

Professores: Cláudio Graziano Fonseca, auditor-fiscal da Receita Estadual, e Dennis Willian de Souza Sarkis, auditor-fiscal da Receita Estadual.