Alair Silveira, associada ao IJF, lança livro a partir de sua tese de doutorado

CONVITE LANÇAMENTO LIVRO

 

 

 

 

 

Dia 13-12-2018 (quinta-feira)

17h30

Auditório da ADUFMAT-SSIND (em Campo Grande/MT)
Alair Silveira - capa do livroEste livro se propõe à análise comparativa das experiências governativas de Lula (2003/2010) e Evo Morales (2006/2012), tendo como referência teórica os conceitos de Legitimidade, segundo Max Weber, e Hegemonia, segundo Antonio Gramsci.

No contexto dos movimentos expansivos – e destrutivos – do capital transnacional, da hegemonia neoliberal globalizada, da reestruturação produtiva, da orfandade política de alternativas societárias para além do capital, da cultura pós-moderna e da contração democrática no mundo, este livro propõe-se a compreender as bases da legitimidade social dos governos Lula e Evo Morales; especialmente quando confrontadas as realizações governativas frente às expectativas neles depositadas, em razão das trajetórias políticas de ambos primeiros-mandatários e seus respectivos partidos. Neste sentido, a consideração das políticas de governo e da atuação parlamentar do partido governante foi necessária para dimensionar as bases sociais da legitimidade, da mesma forma que a consideração das manifestações de recolhimento e/ou enfrentamento que as organizações coletivas materializaram no período, inclusive à luz das opiniões de importantes lideranças sociais e parlamentares entrevistados, em ambos os países.


ALAIR SILVEIRA, professora da área de Ciência Política da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lotada no Depto. de Sociologia e Ciência Política (SOCIP/ICHS),Doutora em Integração Latino-americana pela USP, Mestre em Sociologia Política pela UFSC, Especialista em Sociologia Política pela UNISINOS e Graduada em Ciências Sociais pela UNISINOS. Pesquisadora da área de Ciência Política, Mundo do Trabalho e América Latina, Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) MERQO –Mídia, Comportamento eleitoral e Partidos Políticos; Estado e América Latina; Relações do Mundo do Trabalho; Questão Social e Processos Psicossociais; Ontologia e Opressões. Membro do Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical da ADUFMATANDES/SN. É autora de livros e artigos sobre Estado, partidos políticos, secretariado MT,democracia, relações de poder, Mundo do Trabalho e sociologia política.

E-mail: [email protected]

http://ijf.org.br/?p=3381

>>>>>>> f0be47026d97b87ee764a392299fcfa9c77a5784