Sindsep realizou Seminário de Justiça Fiscal dias 26 e 27 de julho

  • Post category:Notícias

Como um dos sindicatos pioneiros no debate sobre o tema justiça fiscal, Sindsep realiza seminário para que os trabalhadores possam compreender este tema de grande relevância

Sindsep realizou o Seminário Justiça Fiscal: Justiça Fiscal, desenvolvimento e investimento público: Que estado queremos? Nos dias 26 e 27 de julho no centro de formação sindical da entidade.
A primeira mesa foi composta pelo presidente do Sindsep Sergio Antiqueira, secretária de Finanças e presidenta da Contram Paula Leite e a secretária de Formação Solange Ribeiro, que saudaram os participantes, além de falarem da importância deste seminário.
A primeira palestra foi realizada pelo diretor de Relações Institucionais do Instituto Justiça Fiscal, Dão Real Pereira dos Santos, com o tema Estado, Democracia e Justiça Fiscal. Dão falou sobre o cabo de guerra entre os bens públicos e os bens privados. Além de falar sobre como os bens públicos definem o tamanho e o modelo de estado.
Eduardo Fagnani, professor doutor do Instituto de Economia da Unicamp, que teve como tema Seguridade Social e a Política de Redistribuição de Renda no Brasil. Entre vários pontos apresentados por Eduardo, ele aponta que a seguridade social ajuda na redistribuição de renda e no movimento do mercado interno.
A mesa de abertura do segundo dia foi composta por Juneia Batista, secretária da Mulher da CUT Nacional e presidenta do Comitê Mundial das Mulheres da ISP, que apresentou um pouco da militância da Internacional dos Serviços Públicos para denunciar as precarizações dos trabalhos públicos. E pelo presidente do Sindsep, Sergio Antiqueira, que coordenou a mesa.
Gabriel Casnati, assessor e pesquisador de Justiça Fiscal da ISP, abordou o tema Diretrizes de ações nacionais e internacionais por políticas de justiça fiscal. Gabriel falou sobre as tributações no Brasil, sobre quanto é sonegado em impostos devido aos paraísos fiscais, como também sobre os incentivos fiscais que o governo concede para grandes empresas.
Para finalizar as atividades os participantes se reuniram em grupos para definição de diretrizes para ação sindical e viabilização de campanhas sobre a temática. Ao final dos debates um representante de cada grupo apresentou a proposta para os demais.