IJF participa de evento do Sinait no Fórum Social das Resistências

  • Post category:Notícias

O Sinait está organizando atividade já incluída na programação do “Fórum Social das Resistências – por democracia e direitos dos povos e do planeta”, que ocorrerá de 17 a 21 de janeiro, em Porto Alegre (RS). Intitulada “DENUNCIAR E RESISTIR: Agentes Públicos, Operadores Jurídicos e Sindicalistas unidos contra os ataques à legislação trabalhista e previdenciária”, a atividade, em formato de audiência pública, pretende dar a sua contribuição para demonstrar que as “reformas” propostas nada mais são do que um desmonte de direitos, deixando a população sem proteção social, trabalhista e previdenciária.
Os organizadores do Fórum Social das Resistências reputam que o evento será tão significativo quanto foi o primeiro Fórum Social Mundial organizado em 2001, na capital gaúcha, em razão do momento de fragilização da democracia e dos ataques aos direitos sociais e trabalhistas. A Carta-convite do Fórum diz: “A conjuntura mundial nos pede coragem. E frente ao crescente processo de retrocessos políticos, sociais, econômicos e o aprofundamento da crise ambiental há várias iniciativas de coletivos, movimentos e organizações sociais em lutas e resistências. Reunir estas várias experiências para troca de informações, criar pontos de contatos e pensar formas de unir e acumular forças é uma necessidade”.
O Sinait observa que em momentos de crise, os direitos trabalhistas e o sistema de proteção social são colocados como entraves para o desenvolvimento e geração de empregos. A flexibilização ou eliminação destes direitos são sempre apontados como a única saída. O Sindicato não concorda com isso. Este discurso precisa ser combatido e o debate aprofundado.
A desregulação da legislação trabalhista leva à precarização das condições de trabalho, a salários aviltantes e jornadas desumanas. A desconstrução das políticas sociais traz o aumento da miséria e do desamparo aos setores mais fragilizados da sociedade.
A atividade do Sinait pretende debater os vários aspectos envolvidos nesta questão importantíssima, que atinge toda a sociedade. O Sindicato e a Delegacia Sindical no Rio Grande do Sul convidam os Auditores-Fiscais do Trabalho para participarem e levarem o convite a autoridades, servidores públicos, sindicalistas e cidadãos para comparecerem e contribuir com o debate.
Serviço:
Dia 20 de janeiro
9h30
Parque da Redenção, em Porto Alegre.
Informações sobre o Fórum Social das Resistências – http://forumsocialportoalegre.org.br/