Abertura da terceira edição do Curso de Extensão em Educação Fiscal é realizada em 30 de agosto, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS

  • Post category:Notícias

A cerimônia de abertura foi inciada pela professora Rosa Chieza, coordenadora do Curso de Extensão e Diretora do Instituto Justiça Fiscal (IJF), que fez uma apresentação breve sobre o que estava proposto para esta terceira edição do curso, enfatizando a participação de todas as entidades envolvidas no processo, bem como a participação dos alunos. Assim como a professora Rosa, os demais integrantes da mesa de abertura, representantes das entidades parceiras na organização e realização do curso, também reforçaram a importância do curso e o seu significado para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Encerrada a mesa de abertura, que contou com a presença do Primeiro-Vice-Presidente do IJF, Antonio David Cattani,  do Superintendente da Receita Federal do Brasil na 10ª Região Fiscal, Paulo Renato Silva da Paz, do Diretor do CEGOV Pedro Dutra Fonseca e do Subsecretário da Receita Estadual Mário Luís Wunderlich e do representante dos alunos, Francisco Santana, os participantes assistiram à palestra “Ética, pensamento crítico e liberdade”, ministrada pela psicóloga, professora, Mestre e Doutora em Educação Marisa Faermann Eizirik.

Abordando conceitos de grandes pensadores como Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Gilles Deleuze, entre outros, Marisa discorreu sobre as dificuldades sentidas e experimentadas em um mundo em que se dissolvem laços, rompem-se relações e aumenta-se a incerteza e a insegurança. Mas também falou sobre a possibilidade de nos situarmos e agirmos nesse mesmo mundo com ética e pensamento crítico, procurando aliar conhecimentos teóricos à prática diária.

A palestrante trouxe, ainda, algumas pinceladas sobre temas discutidos pelo filósofo sul coreano Byung-Chuk Han, autor de livros como A Sociedade do Cansaço, A Sociedade da Transparência e A agonia de Eros, entre outros. Segundo esse autor, não basta haver a transparência do escândalo, do desmascaramento, pois esta pressupõe a presença de um espectador escandalizado, passivo, não de um cidadão comprometido consigo, com seus vizinhos, com a cidade.

“A busca de maior justiça, sem dúvida, passa por esse comprometimento dos cidadãos e o curso é uma ótima oportunidade para isso”, concluiu ela.
O evento contou com a participação da Chefe da Divisão de Interação com o Cidadão, Maria Angélica Flores Orth, da Delegada Adjunta Maristela Bulcão e da Assistente Técnica Anelise Porn, da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre e do Inspetor-Chefe da Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre, Gastão Tonding.