Site facilita acesso a financiadores das campanhas políticas. Jornal Hoje em Dia, de 22-05-2014.

  • Post category:Notícias

Mostrar quem está por trás dos políticos brasileiros é a proposta do site “Os donos do congresso – saiba quem financia nossos parlamentares” (www.donosdocongresso.com.br), lançado na última quarta-feira (21) em Belo Horizonte.

O site mostra para a sociedade em geral quem são os financiadores das campanhas eleitorais. Com um pesquisa rápida é possível identificar esses doadores e os valores passados para cada campanha. No caso das eleições de 2010, por exemplo, as construtoras Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão foram as que mais investiram em doações de campanha.

Em outra busca, é possível saber quanto cada partido recebeu de doações de empresas, de pessoas físicas, comitês e partidos. Outro dado disponível no site é o valor que cada candidato recebeu para sua campanha política. Nas últimas eleições, o senador Luiz Lindebergh Farias (PT), o senador Aécio Neves (PSDB) e a senadora Marta Suplicy (PT) foram os que mais arrecadaram para suas campanhas, respectivamente. Os dados já eram disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas de uma forma complexa.

“O nosso trabalho é facilitar para o cidadão o acesso a essas informações que são essenciais para um voto mais consciente”, afirma o auditor fiscal e representante do Instituto de Justiça Fiscal (IJF), Dão Pereira dos Santos.

Interesses

A proposta do site, de iniciativa do Instituto de Justiça Fiscal, é despertar a reflexão do cidadão sobre os interesses que os eleitos representam nas casas legislativas. “Umas das vantagens de ter acesso a esses dados é a possibilidade do eleitor poder refletir se os doadores tem ou não influencia nas decisões tomadas no Congresso”, exemplifica Luiz Sérgio Fonseca Soares, presidente da Delegacia Sindical, em Belo Horizonte, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

O site que já está no ar mostra apenas os dados do ano de 2010, mas o representante do Instituto de Justiça Fiscal (IJF) garante que assim que o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizar os dados da campanha deste ano, eles serão traduzidos e publicados o mais rápido possível.


Disponível em http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/site-facilita-acesso-a-financiadores-das-campanhas-politicas-1.242908