IJF participa de palestra-debate com estudantes da UNIP

  • Post category:Notícias

Uma apresentação da realidade do sistema fiscal brasileiro e do IJF e seus princípios e objetivos, seguida de de amplo debate movimentou o interesse de cerca de 80 alunos de Instituições de Direito do curso de Administração de Empresas da UNIP – Universidade Paulista, em Brasília.

O evento, que durou 2 horas, teve o objetivo de mostrar aos estudantes a estrutura regressiva do sistema fiscal como instrumento criado ao longo do tempo como um gerador das desigualdades sociais e regionais, ao invés de ser utilizado justamente de forma oposta! 

Inicialmente, para quebrar o gelo, foi apresentado o vídeo “Aconteceu na Islândia” de modo a alertar os estudantes a buscarem outras fontes de notícias e dados e não se deixarem doutrinar pela grande mídia. O vídeo mostra “a revolução islandesa” ocorrida na esteira da crise de 2008 e que, por motivos óbvios, não foi noticiada na grande mídia. Já a apresentação de slides do IJF mostrou a constituição do Estado como um grande condomínio em que todos contribuem para um bem comum onde esta contribuição necessária (impostos) não deve ser demonizada, mas que tal atitude não deve levar a uma complacência a ponto de se aceitar as eventuais injustiças que podem se apresentar em sua instituição e cobrança. A regressividade da arrecadação tributária por um lado e a da despesa governamental de outro foram os principais focos abordados e, especialmente, o importante papel dos (futuros) administradores na operação da máquina pública. A corrupção não se dá apenas por má intenção dos governantes, mas também porque existem falhas na operacionalização e no controle da despesa pública.

O caloroso debate abrangeu temas como corrupção, programas bolsa-família e ‘bolsa-rico’, paraísos fiscais e os preços de transferência, imposto único, carga tributária e a questão política-eleitoral sustentada no financiamento privado de campanha, entre outros.

O IJF agradece o convite realizado pela Profa. Mariana Baeta Neves e a diligência do universitário Leone de Sousa Júnior que idealizou e “empresariou” o evento com a participação do vice-presidente do IJF, Marcelo Oliveira.