Caça aos sonegadores. O Estado do Maranhão, em 09-02-2014.

A Receita Federal criou uma força-tarefa para investigar as empresas Google e Facebook. A devassa é feita por ordem da presidente Dilma. Essas empresas estão no topo da lista dos maiores sonegadores de impostos do país. O Google é o segundo faturamento em publicidade no Brasil. Essas firmas vendem aqui e recebem em paraísos fiscais. E lucram ao atuar fora da lei que rege os concorrentes.

O exemplo que vem da Europa

A presidente Dilma tratou do assunto com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Comunicações). A dura atuação dos países europeus contra essas corporações, sobretudo na França e na Alemanha, chamou a atenção da presidente. Informes produzidos pela área econômica estimam que a Google recebeu mais de R$ 3 bilhões em publicidade, no Brasil, em 2013. A maior parte dos serviços prestados por essas empresas é paga com cartões internacionais e não aparecem no balanço das subsidiárias brasileiras. A única receita é o IOF dos clientes. Dilma quer também a adoção de legislação que as obrigue a pagar direitos autorais.


Disponível em http://www.sindifisconacional.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24281:caca-aos-sonegadores&catid=45:na-midia&Itemid=73

http://ijf.org.br/?p=153