Empresario Richard Branson deixa Reino Unido para não pagar impostos‏. Por El País.

  • Post category:Notícias

Madrid, 13-10-2013.

O dono do Grupo Virgin , o britânico Richard Branson, um dos empresários mais bem sucedidos do Reino Unido , decidiu fixar residência na ilha caribenha de Necker para não pagar tantos impostos no seu país.

Como revelado pelo Sunday Times, na página digital, Branson vendeu sua mansão em Oxfordshire, sul da Inglaterra, onde viveu por mais de vinte anos, a seus dois filhos por 1,3 milhão de libras ( 1,6 milhão de euros) . A mudança de endereço vai permitir a Branson “economizar” milhões de libras em imposto de renda recebida do exterior, do Virgin Group, formada pela companhia aérea e outras empresas, acrescentou o jornal.

Esta decisão foi tomada depois que o governo conservador liderado por David Cameron alterar as leis fiscais e endurecer as regras sobre impostos a serem pagos sobre os lucros auferidos fora do Reino Unido. Essa mudança afetou pessoas com investimentos fora do país e que não eram obrigados a declarar, o que agora devem fazer.

Assim, por “viver” no exterior, Branson não terá que pagar impostos sobre a renda de fora do país, mas apenas pela que é gerada dentro das fronteiras britânicas. A decisão de Branson foi recebida com surpresa pelos comentaristas já que o bilionário estava sempre defendendo o mundo dos negócios britânico.

De acordo com o registro de propriedade, os filhos de Branson, Sam e Holly , compraram a casa em Oxfordshire, em agosto do ano passado , mas por um valor muito menor do que o real. “Depois de trabalhar 40 anos no Reino Unido, Richard, agora na casa dos sessenta, optou por viver na ilha de Necker”, disse um porta-voz do empresário, também conhecido por suas inúmeras contribuições para instituições de caridade.


Publicado por El País em 13-10-2013, disponível em http://economia.elpais.com/economia/2013/10/13/actualidad/1381673692_755649.html